ShadUp Brasil

Sobre o Projeto

O projeto SHADE UP Brasil nasceu em 2019, por meio da parceria do Núcleo de Educação em Câncer com a New York Foundation, mediante aos dados alarmantes referentes ao câncer de pele no Brasil, sendo o tipo de câncer mais comum no país. Dessa forma, a temática deste projeto aborda a prevenção primária do câncer de pele junto aos adolescentes, uma vez que se hábitos preventivos forem internalizados nesta fase da vida, serão importantes fatores de proteção ao desenvolvimento desse câncer na vida adulta.

 

Objetivo
Estimular o conhecimento, a cultura do autocuidado e a prevenção primária do câncer de pele, a partir de ações socioeducativas que promovam hábitos saudáveis relacionados à proteção solar, estimulando os adolescentes a serem multiplicadores da informação junto à sociedade.

 

Público-alvo
Adolescentes de 13 a 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Educação da cidade de Barretos.

 

Metodologia
O projeto inicia-se por meio de uma capacitação aos educadores da disciplina de Educação Física sobre o tema, na qual recebem orientações de como desenvolvê-lo em sala de aula, além de um treinamento para se aprofundarem na temática abordada. Em seguida, os professores capacitados deverão repassar todo o conteúdo para suas respectivas escolas, a fim de que após todos estarem cientes do projeto e de sua temática, cada escola possa montar o seu Team SHADE UP! Brasil, que deverá ser composto por 1 professor, 1 representante da gestão escolar e 2 alunos. Com as equipes formadas, serão realizadas outras capacitações envolvendo todos os times. Após esse período de capacitações, cada escola deverá se organizar para levar a temática do projeto para a comunidade por meio de ações comunitárias.
Além disso, as escolas também deverão realizar uma análise de seu espaço físico, a fim de identificar áreas dentro de seu ambiente que necessitem de melhorias, no que se refere a proporcionar maiores espaços de sombra aos estudantes. Com o levantamento concluído, a coordenação do projeto será acionada para avaliar e aprovar esse levantamento. Dada a aprovação, as propostas de melhorias serão executadas nos ambientes escolares, por meio de subsídios do projeto e da parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Voltar para página anterior

Calendário de Eventos

02 e 03 de Setembro | 2022

CPOM

VIII International Symposium on Translational Oncology

Seguindo com sua missão de formar pesquisadores e disseminar dentre estes e dentre oncologistas, residentes, alunos de pós-graduação e demais profissionais de saúde os principais temas oncológicos da atualidade, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Câncer de Barretos (IEP) realizará o VIII Simpósio Internacional de Oncologia Translacional do Hospital de Câncer de Barretos.