Estudo coordenado pelo pesquisador Dr. Rui Reis vence Prêmio Octavio Frias de Oliveira na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia
Com um estudo que aplicou um método ultrassensível, o PCR digital, no rastreamento do câncer colorretal, o Hospital de Amor venceu a 16ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, na categoria ‘Inovação Tecnológica em Oncologia’.
A premiação reconheceu o trabalho do HA, coordenado pelo pesquisador Rui Manuel Reis, para detectar a bactéria Fusobacterium nucleatum em exames de fezes, que pode estar associada ao desenvolvimento do câncer colorretal.
A pesquisa se destaca pois pode otimizar e melhorar o rastreamento da doença e teve seus resultados publicados na revista Cancer Prevention Research, com apoio do DECIT/Genomas Brasil, Emenda Parlamentar/Deputado Kim Kataguiri, Ministério Público do Trabalho de Campinas e FAPESP. O artigo tem como primeiros autores os pesquisadores José Guilherme Datorre e Mariana Bisarro dos Reis, além de outros pesquisadores do HA.
Cada projeto premiado é um passo rumo a abordagens mais precisas para salvar vidas. É ciência aplicada à vida, desenvolvida a partir da dedicação de profissionais que acreditam que inovar é parte essencial do avanço oncológico.