Registro de Câncer

O Hospital de Amor é responsável por duas modalidades de Registro de Câncer: o Registro Hospitalar de Câncer (RHC) e Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP).

Registro Hospitalar de Câncer

O RHC, implementado em 1987, caracteriza-se pela coleta de informações a respeito de pacientes atendidos e/ou tratados no HA, dessa forma se prestam basicamente como base de apoio às necessidades da administração hospitalar, ao programa de controle do câncer nele desenvolvido e, principalmente, ao paciente. O RHC possui, atualmente aproximadamente 180.000 tumores catalogados, entre os dados coletados, estão informações como localização, morfologia, data do diagnóstico e tratamento proposto, dentre outros. O setor é um elemento de apoio também essencial para as pesquisas realizadas na instituição e catalogou, em 2019, 8.477 novos casos de câncer apenas na unidade de Barretos.

IMG_7533 - ajustada

Registro de Câncer de Base Populacional

O RCBP, implementado em 2014, caracteriza-se por coletar informações sobre os pacientes com diagnóstico de câncer residentes na Diretoria Regional de Saúde de Barretos (DRS-V), que engloba 18 municípios. A partir de dados gerados, é possível realizar estudos de incidência, prevalência, mortalidade, cálculos de tendências, bem como comparações com taxas obtidas por outros RCBPs. Por se tratar de uma instituição habilitada na Rede de Atenção Oncológica do SUS-SP, os dados são enviados ao Instituto Nacional de Câncer (INCA) e colabora diretamente nas estimativas nacionais.

Coordenadora: Raiany Carvalho

E-mail: raiany.carvalho@hcancerbarretos.com.br

Telefone de contato: + 55 17 3321.6600 ramal 7088

Voltar para página anterior

Infográficos

Acesse os dados anuais de registros de câncer.

Calendário de Eventos

22 a 26 de novembro

NEC

V Simpósio de Educação em Saúde

Local: On-line.
Público: livre.