Biobanco

Um dos maiores biobancos da América Latina

Fundado em 2006, o Biobanco do Hospital de Amor foi criado com finalidade de estocar e processar material biológico de pacientes oncológicos, tais como tecido tumoral, sangue e seus derivados, material de citologia cervical e outros fluidos, com finalidade de pesquisa.

 

Considerado atualmente como um dos maiores biobancos da América Latina, o Biobando do HA passou a ser referência nacional na área possuindo amostras de pacientes, e indivíduos sem câncer contando atualmente com mais de 250 mil amostras organizadas em tecido tumoral, normal e metastático além de soro, plasma, buffy coat e outros fluidos como urina e saliva.

_MG_3278 - ajustada

Esta coleção é oriunda de pacientes com diferentes tipos de tumores como mama, cérebro, estomago, cervical, bexiga, reto, pele, cabeça e pescoço, pâncreas, testículo e medula coletados durante a cirurgia e biopsia de pacientes atendidos no Hospital. A coleta, estocagem e uso do material biológico é formalizada por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelo próprio paciente ou responsável - ou participante da pesquisa em caso de amostras de indivíduos saudáveis, e que segue as diretrizes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

 

Ao processar e enviar centenas de amostras, o Biobanco é reconhecido por apoiar vários consórcios e projetos internacionais, como a United States-Latin America Cancer Research Network (USLANCRN), The Cancer Genome Atlas (TCGA) e o International Cancer Genome Consortium (ICGC). Além disso, faz parte, atualmente, da rede internacional BCNet (Biobank and Cohort Building Network), uma iniciativa da Agencia Internacional de Pesquisa no Câncer (IARC- França) para facilitar a cooperação internacional no compartilhamento de protocolos e expertise, desenvolvendo projetos e capacitações para biobancos de países de baixa e média renda. Em 2019, o Biobanco organizou o I Latim-American Symposium and Training in Biobanking of The Barretos Cancer Hospital, que contou com a participação de profissionais e pesquisadores de seis outros países e de diversas regiões do Brasil.

 

Coordenadora: Marcia Maria Chiquitelli Marques Silveira

E-mail: biobanco@hcancerbarretos.com.br

Telefone de contato: +55 17 3321.66.00 ramal: 6963

Parque de Equipamentos

Laboratório

Sala de Freezers

Tecan Freedom / Marca: Tecan / Modelo: 1061144700

QIAsymphony SP/AS instruments / Marca: Qiagen / Modelo: 13640

Tapestation System / Marca: Agilent / Modelo: 4200

Notícias Científicas

12

abr

Latin-American Symposium

Participou do evento cientifico comemorativo dos 80 anos do Instituto Nacional do Cancer-INCA na cidade do Rio de Janeiro neste mês de setembro de 2017.

Ver Notícia >>>

12

abr

Participação do Biobanco-HCB nos 80 anos do INCA

Biobanco HCB participou do evento cientifico comemorativo dos 80 anos do Instituto Nacional do Câncer-INCA na cidade do Rio de Janeiro no mês de setembro de 2017.

Ver Notícia >>>

12

abr

Participação do Biobanco-HCB no GAP 2017

No mês de maio o Biobanco HCB participou do GAP 2017 – MD Aderson (Houston-USA) com apresentação do trabalho intitulado Quality assessment of cryopreserved blood comparing automated and manual methods storage in a hospital biobank.

Ver Notícia >>>

12

abr

Biobanco do Hospital de Câncer de Barretos participa de Evento Cientifico Internacional

No mês de novembro de 2016 o Biobanco HCB participou do VII Congresso Latino Americano de Biobancos e I Congresso nacional de Biobancos na cidade de Santiago de Compostela –Espanha com apresentação de trabalhos nas categorias pôster e oral.

Ver Notícia >>>

Eventos Científicos - Biobanco

Ops, não há eventos no momento
Voltar para página anterior

Calendário de Eventos

22 a 26 de novembro

NEC

V Simpósio de Educação em Saúde

Local: On-line.
Público: livre.