Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital de Amor

Criado na década de 60 e atualmente uma referência latino-americana em oncologia, o Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) atende mais de 6 mil pacientes por dia gratuitamente. A entidade, recebe pessoas de todo o Brasil e de outros países da América do Sul, com tratamento de excelência e humanização - os maiores diferenciais da instituição.

Décadas após a sua inauguração, e já consolidada por sua excelência na assistência oncológica, a instituição decide se dedicar também à Pesquisa de ponta na área e dá início, em 2008, às atividades do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), que pouco mais de 10 anos depois lidera, entre os hospitais da América Latina, o Scimago Institutions Rankings, um recurso internacional de avaliação científica que classifica universidades e instituições públicas ou privadas em todo o mundo, revelando algumas das principais dimensões (pesquisa, inovação e impacto social) de desempenho na pesquisa.

Repeat Grid 4@2x

O IEP fundamentalmente mantém a sintonia com as atividades desenvolvidas nos departamentos clínicos do Hospital e compõe os alicerces para o desenvolvimento da chamada medicina personalizada em oncologia. Sua estrutura baseou-se nos mais modernos centros mundiais de pesquisa, enfatizando a praticidade de circulação, a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos e a supervisão de profissionais capacitados. A complexa e atual infraestrutura possui laboratórios de genética molecular, biologia celular e molecular, além do biotério, sendo capaz de viabilizar o desenvolvimento de diferentes linhas de pesquisa em oncologia.

Com uma média anual em torno de 200 publicações científicas em revistas renomadas, o IEP ocupou importantes espaços na ciência nacional e mundial, estipulando dezenas de parcerias e apoios, além de conquistar a participação em importantes consórcios internacionais, como The International Cancer Genome Consortium (ICGC) e o Evidence-based Network for the Interpretation of Germline Mutant Alleles (ENIGMA).

Atualmente, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor se divide e funciona em três principais frentes: Ensino, Pesquisa e Extensão; que são interligadas e, muitas vezes, interdependentes. Suas atividades buscam incessantemente o desenvolvimento tecnológico e a inovação visando, como resultado final, o melhor atendimento ao paciente oncológico.

Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital de Amor

Organograma Instituto de Ensino e Pesquisa

Legenda Organograma:

CEUA: Comissão de Ética no Uso de Animais | COREME: Comissão de Residência Médica |

COREMU: Comissão de Residência Multidisciplinar | CPOM: Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular |

RHC: Registro hospitalar de Câncer | EPIT: Escritório de projetos e inovação tecnológica | NAP: Núcleo de Apoio ao Pesquisador

Gestores

Diretor Executivo