Biotério – Hospital de Amor

A equipe do Biotério do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor passou por um treinamento inédito de colonoscopia em camundongos geneticamente modificados que desenvolvem lesões e tumores intestinais, ministrado coordenadora do Biotério, Dra. Silvia Teixeira; com a participação da médica endoscopista e pesquisadora do HA, Dra. Denise Guimarães, da enfermeira Isis Fonseca e da Dra. Carolina Pachione, representante dos equipamentos de colonoscopia.

Participaram do treinamento a médica veterinária e responsável técnica pelo Biotério, Me. Mayara Luzzi, e as pesquisadoras Dra. Ana Carolina Martin e Me. Ana Laura Vieira Alves, que puderam avaliar a presença de lesões intestinais em camundongos que apresentam mutações no gene APCmin. Essa identificação, por meio do exame de colonoscopia, visa possibilitar o estabelecimento de um painel terapêutico para avaliar novos medicamentos para a prevenção e tratamento dos tumores intestinais.

“Esse tipo de estudo é extremamente importante para a comunidade, pois a detecção de lesões intestinais em camundongos e seus tratamentos experimentais podem direcionar para novas opções de prevenção, tratamento, de forma individualizada, para os pacientes com câncer”, ressaltou a coordenadora, Dra. Silvia Teixeira.

#IEP #HospitaldeAmor