Artigo Publicado na Plos One

Um estudo realizado no Hospital de Amor, nas unidades de Barretos (SP) e de Porto Velho (RO), com 252 pacientes com carcinoma espinocelular de orofaringe, correlacionando a positividade ao p16 por imunohistoquímica (que é um marcador substituto de infecção pelo HPV) com as características clínico epidemiológicas, acaba de ter seus resultados publicados na PLOS ONE.

O trabalho, que tem como primeiro autor o Dr. Chrystiano de Campos Ferreira, teve como missão principal compreender melhor a relação do HPV com as características clínico epidemiológicas dos tumores de orofaringe.

Um dos seus diferenciais da pesquisa foi a utilização de um questionário sobre comportamento sexual e consumo de álcool e tabagismo, o que permitiu uma precisão ainda maior nos resultados. “A infecção pelo HPV é uma doença sexualmente transmissível que está relacionado a diversos tipos de câncer, incluindo o de orofaringe. Estudar o comportamento biológico desses tumores relacionados ao HPV é de suma importância para procurar o melhor tratamento para a comunidade, contribuindo e ajudando mais pessoas”, ressaltou Dr. Chrystiano.

Confira o artigo completo em: https://lnkd.in/e9nhaet

#Oncologia #PesquisaCientífica #HPV #HospitaldeAmor