Artigo Publicado – E-Journal Thieme

Um estudo realizado entre 2013 e 2017, com objetivo de analisar a crescente participação do HPV como fator carcinogênico, a partir do acompanhamento de pacientes com câncer de orofaringe assistidos pelo Hospital de Amor, acaba de ter seus resultados publicados no E-Journal Thieme.

Com o título “Progressive Increase Trend in HPV-Related Oropharyngeal Squamous Cell Carcinoma in Brazil”, o trabalho foi desenvolvido pelo residente Rafael Cardoso Pires, sob a orientação do Dr. Renato Capuzzo, com fomento da própria instituição. O estudo levou em conta registros de pacientes do HA, avaliados quanto à expressão do marcador p16, relacionado à infecção do vírus HPV, podendo assim estabelecer referências da taxa de expressão deste marcador em populações brasileiras.

“Procuramos, neste estudo, mostrar em uma população exclusivamente de atendimento do SUS, uma referência de taxa de infecção em pacientes brasileiros de diferentes origens e classes econômicas. E, assim, mostrar a crescente contribuição do HPV para o desenvolvimento de câncer de orofaringe, o que pode nortear políticas públicas de prevenção e vacinação”, destacou Capuzzo.

Confira o artigo em:

#ArtigoPublicado #Oncologia #PesquisaCientífica #CâncerdeOrofaringe #IEPHA #HospitaldeAmor