Linhas de Pesquisa

Cuidados Paliativos e Qualidade de Vida

Esta linha de pesquisa se propõe a medir qualitativa ou quantitativamente a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes, cuidadores familiares ou profissionais de saúde, de alguma forma envolvidos nos cuidados oncológicos. Além do mais, pretende identificar marcadores preditores; condições associadas ou interferentes na qualidade de vida; traduzir, desenvolver e/ou validar instrumentos de avaliação em saúde; e investigar terapias, medicamentosas ou não, cujo foco seja a melhora da qualidade de vida ou de domínios específicos da mesma. A linha de pesquisa tem também como objetivos estudar aspectos relacionados aos Cuidados Paliativos, como controle de sintomas desconfortáveis, transição de modelo “curativo” para “paliativo”, integração oncologia clínica – cuidados paliativos, marcadores prognósticos em pacientes com câncer avançado e Terapias Alternativas e Complementares.

Epidemiologia e Prevenção em Câncer

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar a história natural do câncer e suas formas de prevenção e diagnóstico, bem como o tratamento e a reabilitação dos portadores de neoplasias. O foco principal dessa linha de pesquisa é consolidar e validar o conhecimento na área, além de propor inovação e promover a pesquisa translacional em oncologia. De forma didática, os estudos nesta linha de pesquisa serão agrupados em três áreas distintas, a saber: 1) Prevenção primária e rastreamento de câncer (novos métodos); 2) Câncer hereditário (rastreamento populacional e estudo de famílias); 3) Fatores ambientais e câncer (fatores carcinogênicos ambientais, tais como tabaco, álcool, alimentação, condições de trabalho, medicamentos, hormônios, radiações, vírus, bactérias, agentes químicos, poluição do ar, água, entre outros).

Oncologia Clínica e Cirúrgica

Esta linha de pesquisa consiste na proposta de projetos e disciplinas que avaliem do diagnóstico ao tratamento do câncer, bem como avaliação das sequelas relacionadas ao tratamento. Incluem-se terapias, exames diagnósticos, modalidades de estadiamento, modalidades de tratamento clínico, cirúrgico, radioterápico, bem como o impacto destas modalidades na história natural do câncer, isto é, progressão da doença, recorrência, metástase, sobrevida, reabilitação e sequelas do tratamento. Incluem-se também a avaliação de novas tecnologias, novas drogas, uso de equipamentos minimamente invasivos, cirurgia experimental, robótica, estudos clínicos, telemedicina e metodologias de educação em Oncologia. Tal fato não se restringe aos tumores sólidos do adulto, estendendo-se aos tumores pediátricos e a Onco-hematologia.

Oncologia Molecular e Patologia Tumoral

Para melhor combater o câncer, temos primeiramente que compreender as suas causas. Hoje, sabemos que a transformação maligna de célula normal em um tumor letal, se dá por uma sequência progressiva de alterações moleculares, que afetam a célula, tecido, órgão e por último tudo o organismo. Nesta linha de pesquisa pretendemos decifrar as principias alterações genéticas que acometem as neoplasias humanas, e identificar biomarcadores com potencial impacto na susceptibilidade, diagnóstico, prognóstico e decisão terapêutica do paciente oncológico. Além disso, pretendemos compreender a interação existente entre o genótipo e fenótipo tumoral, através de projetos translacionais, com objetivo de aproximar os resultados da pesquisa básica em um benefício para paciente.

Voltar para página anterior

Editais

Aberto

EDITAL N.032/2021

dez 03, 2021

O CBP – Comitê de Bolsas e Pesquisa do Hospital de Amor,...
Leia Mais >>
Aberto

EDITAL N.031/2021

dez 02, 2021

O Conselho de Pós-Graduação (CPG) do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP)...
Leia Mais >>
Aberto

EDITAL N.030/2021

nov 09, 2021

O CBP – Comitê de Bolsas e Pesquisa do Hospital de Amor,...
Leia Mais >>
Fechado

EDITAL N.029/2021

out 27, 2021

O Comitê de Bolsas e Pesquisa convida os orientadores deste Programa de...
Leia Mais >>

Calendário de Eventos

22 a 26 de novembro

NEC

V Simpósio de Educação em Saúde

Local: On-line.
Público: livre.