Estudo realizado no âmbito de mestrado do programa de Pós-graduação em Oncologia do Hospital de Amor, de Guilherme Datorre, sob orientação de Dr. Rui Manuel Reis, Dra Denise Guimaraes e Dra Ana Carolina Carvalho, traz a otimização de um método novo e ultrassensível (droplet digital PCR – ddPCR) para detecção de Fusobacterium nucleatum (Fn) em tecido parafinado de rotina patológica de tumores colorretais e avaliou também a sua precisão e relevância clínica. O artigo foi publicado na revista internacional Diagnostics e teve fomento do Ministério Público do Trabalho de Campinas, além de apoio da CAPES e CNPq na forma de bolsa de mestrado. Com os resultados desse estudo, foi destacado o potencial da ddPCR para identificar a bactéria Fusobacterium nucleatum em pacientes com tumores colorretais e seu papel como biomarcador prognóstico.

“Pesquisas em andamento permitirão entender os mecanismos associados à carcinogênese bacteriana, e certamente levar à identificação de biomarcadores microbianos com relevância clínica como a Fusobacterium nucleatum, abrindo novos caminhos no rastreamento, diagnóstico e tratamento do CCR”, destacou Datorre.

Confira o artigo em: