Artigo Publicado – Accuracy and Clinical Relevance of Intra-Tumoral Fusobacterium nucleatum Detection in Formalin-Fixed Paraffin-Embedded (FFPE) Tissue by Droplet Digital PCR (ddPCR) in Colorectal Cancer

Estudo realizado no âmbito de mestrado do programa de Pós-graduação em Oncologia do Hospital de Amor, de Guilherme Datorre, sob orientação de Dr. Rui Manuel Reis, Dra Denise Guimaraes e Dra Ana Carolina Carvalho, traz a otimização de um método novo e ultrassensível (droplet digital PCR – ddPCR) para detecção de Fusobacterium nucleatum (Fn) em tecido parafinado de rotina patológica de tumores colorretais e avaliou também a sua precisão e relevância clínica. O artigo foi publicado na revista internacional Diagnostics e teve fomento do Ministério Público do Trabalho de Campinas, além de apoio da CAPES e CNPq na forma de bolsa de mestrado. Com os resultados desse estudo, foi destacado o potencial da ddPCR para identificar a bactéria Fusobacterium nucleatum em pacientes com tumores colorretais e seu papel como biomarcador prognóstico.

“Pesquisas em andamento permitirão entender os mecanismos associados à carcinogênese bacteriana, e certamente levar à identificação de biomarcadores microbianos com relevância clínica como a Fusobacterium nucleatum, abrindo novos caminhos no rastreamento, diagnóstico e tratamento do CCR”, destacou Datorre.

Confira o artigo em:

https://doi.org/10.3390/diagnostics12010114

Voltar para página anterior

Calendário de Eventos

02 e 03 de Setembro | 2022

CPOM

VIII International Symposium on Translational Oncology

Seguindo com sua missão de formar pesquisadores e disseminar dentre estes e dentre oncologistas, residentes, alunos de pós-graduação e demais profissionais de saúde os principais temas oncológicos da atualidade, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Câncer de Barretos (IEP) realizará o VIII Simpósio Internacional de Oncologia Translacional do Hospital de Câncer de Barretos.