Artigo Publicado – Cancer Control

Você sabe qual foi o impacto da pandemia de COVID-19 no acesso ao tratamento oncológico? Coexistente à pandemia, o Brasil também enfrenta um aumento contínuo dos casos de câncer. Considerando a heterogeneidade populacional e de recursos em todo o país, a pesquisadora Dra. Allini Mafra, PhD, MS, sob orientação da Dra. Isabelle Soerjomataram, desenvolveu um estudo que visou estimar o impacto da pandemia de COVID-19 sobre as admissões hospitalares relacionadas ao câncer em nível nacional, regional e estadual.

O trabalho, que é fruto do pós-doutorado da pesquisadora, realizado por meio de uma parceria entre o Hospital de Amor e a (IARC) Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde, em Lyon na França, com fomento da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, mostrou uma diminuição de aproximadamente um quarto nessas admissões, o que pode ter efeitos negativos sobre a sobrevivência e mortalidade pela doença em um futuro próximo. “Observamos uma diminuição substancial nas admissões hospitalares relacionadas ao câncer durante a pandemia, que podem afetar negativamente o tratamento e consequentemente a sobrevivência desses pacientes. Assim, é necessária a implementação urgente de políticas e estratégias de saúde para garantir a continuidade do tratamento oncológico, durante e após a pandemia, para amenizar o impacto da COVID-19 em todo o Brasil”, destacou Dra. Allini.

A pesquisa, acaba de ter seus resultados publicados pelo periódico Cancer Control, em um artigo intitulado “Impact of COVID-19 Pandemic on Cancer-Related Hospitalizations in Brazil”. Acesse e confira na íntegra: https://lnkd.in/gWP-86SA

#EnsinoePesquisa #PesquisaCientífica #ArtigoPublicado #Oncologia #COVID19 #IEPHA #IARC #HospitaldeAmor