Artigo Publicado – Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention

Os tumores de cabeça e pescoço estão entre os dez mais prevalentes em homens no Brasil, com fatores de risco já bem estabelecidos, tais como o tabagismo e o etilismo. Recentemente o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) foi também reconhecido como um importante fator etiológico desses tumores. Com o intuito de demonstrar um real aumento de pacientes com tumores na região da orofaringe induzidos por HPV no Hospital de Amor, ao longo de dez anos, principalmente entre mulheres (11,1% em homens e 20,4% em mulheres), a discente de mestrado do Programa de Pós-graduação do HA, Raiany Santos, sob a orientação da Dra. Ana Carolina de Carvalho, desenvolveu um estudo que teve seus resultados recém-publicados na revista científica Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention.

O estudo caracterizou a prevalência de HPV em uma ampla coorte de pacientes com tumores da orofaringe do HA, oriundos de todas as regiões do Brasil, e o impacto de fatores clínicos e demográficos na sobrevida global destes pacientes. A pesquisa teve o apoio financeiro do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da própria instituição. “Esse estudo reflete nossa realidade nesse contexto, trazendo embasamento científico, principalmente na prevenção desses tumores. Ressalto ainda que estudos como este são de extrema relevância para compreensão epidemiológica das doenças”, ressaltou a pesquisadora.

Vale lembrar que os tumores da cabeça e pescoço podem ser prevenidos com a cessação do uso de tabaco e álcool, e que já temos disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) vacinas contra o HPV.

Confira o artigo: https://lnkd.in/e2FwptdC

#PesquisaCientífica #Epidemiologia #ArtigoPublicado #HPV #Oncologia #IEPHA #HospitaldeAmor