Artigo publicado: “Effectiveness of a self-makeup program for Brazilian women with breast câncer”

O câncer de mama é a neoplasia que mais atinge mulheres em todo o mundo, tendo no seu tratamento impactos na autoestima, identidade, humor e qualidade de vida. Assim, um trabalho realizado no Hospital de Amor, com autoria da psicóloga e mestre Kamila Panissi e orientação de Dra. Flávia de Lima Osório, traz um estudo quantitativo que objetivou avaliar a efetividade de um programa de automaquiagem, denominado ‘De bem com você – a Beleza contra o câncer’, em mulheres brasileiras em tratamento para câncer de mama, em diferentes variáveis psicológicas como: ansiedade, depressão, autoestima, imagem corporal e estratégias de enfrentamento.

Com o título “Effectiveness of a self-makeup program for Brazilian women with breast câncer”, o artigo foi publicado no Journal of Psychosocial Oncology, importante revista internacional, e teve fomento institucional e do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O programa de automaquiagem é oferecido às mulheres em tratamento oncológico no Hospital de Amor desde 2015, em uma parceria entre HA e a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Como resultado, o estudo pretende sinalizar que programas de automaquiagem podem ser uma terapêutica complementar ao tratamento oncológico, favorecendo a promoção de saúde mental e humanização do ambiente hospitalar. “Programas simples como esse, de automaquiagem, podem proporcionar recursos que minimizam os efeitos do tratamento oncológico, reduzindo a pressão social muitas vezes vivenciados por essas mulheres, além de promover a saúde mental”, destacou Panissi.

Confira o artigo completo: https://lnkd.in/dFYdk6Td

#ArtigoPublicado #PesquisaCientífica #Psicologia #Oncologia #HospitaldeAmor