Artigo publicado na The Lancet Oncology!

O International Mismatch Repair Consortium, do qual o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital de Amor é membro, publicou um artigo na The Lancet Oncology, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, com os resultados de um estudo de coorte em famílias com Síndrome de Lynch, que envolveu 122 instituições, de 32 países.

No HA, a pesquisa, que teve fomento do FINEP e da própria instituição, foi conduzida pela docente do Programa de Pós-graduação do HA e atual pesquisadora do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe de Curitiba, Dra. Edenir Inez Palmero, e pelo diretor do IEP e coordenador do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) do HA, Dr. Rui Manuel Reis.

A publicação intitulada “Variation in the risk of colorectal cancer in families with Lynch syndrome: a retrospective cohort study” acompanhou mais de 5 mil famílias e avaliou o risco cumulativo
específico por idade (penetrância) de cânceres em cada local anatômico para portadores de mutações nos genes associados à síndrome, separadamente para homens e mulheres, não somente conforme o gene alterado, mas também levando em consideração a região geográfica ou país de origem do(a) paciente.

O trabalho possibilitou também a identificação de fatores modificadores do risco de desenvolvimento de câncer, o que tem grande importância na definição de condutas personalizadas de manejo e diagnóstico precoce de tumores em pacientes e famílias com Síndrome de Lynch, visto que eles apresentam um risco aumentado de desenvolvimento de tumores, principalmente o colorretal e o de endométrio, que ocorrem em idades mais jovens do que a idade média de ocorrência desses tumores na população em geral.

Confira o artigo na íntegra:

#PesquisaCientífica #Oncologia #SíndromedeLynch #HospitaldeAmor