Artigo Publicado – Nutricion and Cancer

Um estudo realizado pelo Hospital de Amor comparou informações nutricionais dos pacientes que são submetidos aos dois principais tratamentos de tumores avançados de cabeça e pescoço.  O trabalho mostrou a existência de uma piora em alguns aspectos nutricionais dos pacientes, evidenciando uma alta taxa de desnutrição no início do tratamento na realidade brasileira, apontando a necessidade de medidas de vigilância e intervenção nutricionais, que devem ser aplicadas nos grupos de maior risco.

O artigo intitulado “Evolution of Nutritional Status in Patients with Advanced Head and Neck Cancer Undergoing Surgical Treatment or Organ Preservation Protocol” foi publicado em uma das mais importantes revistas de nutrição oncológica da atualidade, a Nutricion and Cancer, que apresenta impacto de 2.322, sendo referência na área de Nutrição, Oncologia Clínica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

O estudo, que foi orientado pelo Dr. Renato Capuzzo e com coorientado pela nutricionista Taysa Machado Menezes, foi realizado com pacientes do ambulatório de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HA para o trabalho de conclusão de curso do programa de residência multidisciplinar de Nutrição Oncológica das alunas Naira Marceli Fraga Silva, Ingrid Roberta de Azevedo Carvalho, Lilian Pinheiro Lopes e Valdete Regina Guandalini. “Atualmente, temos duas formas principais de tratar os cânceres avançados de cabeça e pescoço, com cirurgia e radioterapia ou protocolos de preservação de órgãos não cirúrgicos. Neste estudo mostramos que grande parte dos pacientes já iniciam o tratamento com algum grau de desnutrição e que os protocolos de preservação de órgãos apresentam um impacto nutricional maior que a cirurgia em determinados aspectos. Portanto, devemos ficar atentos para intervenções nutricionais mais precoces e incisivas nos pacientes que são tratados para estes tumores com radioterapia e quimioterapia de princípio”, finalizou Dr. Capuzzo.

Confira o artigo completo: https://lnkd.in/eiaVUnt

#Oncologia #PesquisaCientífica #Nutrição #NutriçãoOncológica #HospitaldeAmor