Conscientização do Câncer de Mama – Outubro Rosa

O mês de outubro é dedicado à conscientização do câncer de mama e já ficou conhecido como Outubro Rosa. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da neoplasia maligna mais incidente em mulheres em todo o mundo.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), destaca que o câncer de mama é o tipo de câncer de maior incidência, com cerca de 2,3 milhões de mulheres diagnosticadas no mundo com taxa de incidência de 48 por 100 mil mulheres. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima ocorrência de 66.280 novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022, com taxa de incidência de 44 casos para cada 100 mil mulheres, sendo o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, (excluindo os casos de câncer de pele não melanoma).

Na região de Barretos, ao longo de 15 anos (2002-2016), foi avaliada a incidência do câncer de mama através do estudo epidemiológico “Neoplasias malignas nas 18 cidades pertencentes à regional de saúde de Barretos, São Paulo: A importância de um Registro de Câncer de Base Populacional”, realizado pelo Hospital de Amor, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Os municípios de Guaraci, Colômbia, Barretos e Bebedouro apresentaram maior incidência de câncer de mama que variou de 48 a 58 para cada 100 mil mulheres, já os menores valores de incidência foram identificados em Altair, Cajobi, Monte Azul Paulista e Vista Alegre do Alto. Foi evidenciado excesso de risco para Colômbia, Barretos e Bebedouro com risco relativo variando até 2,0.

#EnsinoePesquisa #Pesquisa #Epidemiologia #OutubroRosa #CâncerdeMama #HospitaldeAmor