BioRiSC

Aplicação de um painel de biomarcadores como ferramenta para a estratificação de risco do câncer do colo do útero no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)

Sobre o Projeto

PI: Profª. Dra. Márcia M. C. Marques Silveira

Acrônimo: BioRiSC

MS-SECTICS-Decit/CNPq nº 16/2023 – vigência 12/12/2023 a 31/12/2026

Financiamento

sus
ministerio saude
cnpq
ministerio-ciencia-tec
genomas-logo

Introdução

Entre as mulheres em todo o mundo, o câncer do colo do útero ocupa o quarto lugar em termos de diagnóstico e é a quarta causa mais comum de morte por câncer.

  • A infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV) de alto risco é o principal fator de risco para o câncer do colo do útero.
  • A OMS recomenda estratégias para manter a taxa de incidência abaixo de 4 por 100.000 mulheres, com foco em vacinação, triagem e tratamento.
  • O tratamento convencional para estágios avançados do câncer do colo do útero envolve radioterapia e quimioterapia, mas muitas pacientes têm resultados desfavoráveis.
  • Biomarcadores são essenciais para identificar mulheres com alto risco de progressão da doença e melhorar a eficácia do tratamento.
  • Com isso, há necessidade de desenvolver um painel contendo esses biomarcadores para discriminar mulheres com alto risco de progressão da doença.

Objetivos Gerais

Desenvolver e validar biomarcadores genéticos que sejam capazes de identificar as pacientes com alto risco de progressão do câncer do colo do útero.

Objetivos Específicos

• Coletar e armazenar amostras biológicas nos biobancos do Hospital de Câncer de Barretos - Hospital de Amor e em suas filiais Porto Velho (RO), Macapá (AP), Campo Grande (MS) e Jales (SP) para futuras pesquisas e aplicações clínicas.
• Desenvolver um painel abrangendo marcadores específicos (biomarcadores) para a identificação precisa de pacientes com alto risco de progressão.
• Realizar uma validação multicêntrica, representativa da população brasileira, rigorosa dos biomarcadores em amostras de sangue, citologia em base líquida e urina de pacientes com câncer do colo do útero e lesões precursoras.
• Avaliar o impacto da implementação desses biomarcadores na prática clínica, incluindo sua capacidade de melhorar a resposta ao tratamento e o custo efetividade relacionados ao tratamento no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
• Contribuir para o tratamento precoce e personalizado para pacientes identificados com alto risco de progressão de doença.
• Divulgar os resultados do estudo para profissionais de saúde, autoridades de saúde pública e outras partes interessadas, a fim de promover a adoção desses biomarcadores na rotina clínica.
• Promover uma capacitação maciça dos profissionais de saúde acerca dos biomarcadores atualmente aprovados para a conduta de pacientes com lesões ou câncer do colo do útero.
• Realizar companhas de conscientização e sensibilização na comunidade para a importância da prevenção do câncer do colo do útero nos níveis primário e secundário.

Metodologia

O fluxograma abaixo demonstra as etapas que estão contempladas no projeto:

fluxograma-biorisc

As etapas realizadas conforme as imagens são as seguintes:

• Aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), seguida pela coleta e armazenamento do material biológico nos Biobancos do Hospital de Câncer de Barretos (SP), Jales (SP), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) ou Macapá (AP).
• Desenvolvimento de um painel customizado pela empresa NanoString Technologies para a avaliação de miRNAs e mRNAs em amostras de biópsia líquida (sangue, LBC e urina).
• Análise dos resultados obtidos, seguido de validação das moléculas que apresentarem melhor acurácia.

Resultados Esperados

A implementação dos biomarcadores desenvolvidos permitirá identificar precocemente mulheres com alto risco de evolução do câncer do colo do útero, levando a diagnósticos antecipados e tratamento adequado. Isso aumentará as chances de cura e reduzirá a gravidade das intervenções médicas necessárias, reduzindo os custos associados. No geral, o projeto contribuirá para a redução da morbidade e mortalidade relacionadas ao câncer do colo do útero, promovendo melhores resultados de saúde para as pacientes.

Galeria

Notícias

14 de novembro 2024

EDITAL N.032/2024 – IEP/HA (PÓS-DOUTORADO)

Saiba Mais >>

18 de julho 2024

EDITAL N.020/2024 – IEP/HA (PÓS-GRADUAÇÃO)

Saiba Mais >>

Eventos

26 de junho 2024

Digital PCR Hands-On Workshop – 12 de Setembro de 2024

Saiba Mais >>

26 de junho 2024

IX International Symposium on Translational Oncology – 13 e 14 de Setembro de 2024

Saiba Mais >>