Banco de Células

Aproximadamente 168 linhagens comerciais tumorais, representativas de 14 tipos tumorais.

O Banco Células do hospital de amor de Barretos (BCHA) é o resultado do trabalho conjunto de pesquisadores, biologistas e estudantes do Centro de pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de amor e de nossos parceiros nacionais e internacionais. Criado em 2017 e atualmente representa um dos maiores acervos de células tumorais do Brasil.

 

O BCHA utiliza processos totalmente informatizados e uma base de dados que gerencia os processos administrativos e técnicos, garantindo rastreabilidade e segurança para nosso acervo. Atualmente a coleção do BCHA é composta por aproximadamente 168 linhagens comerciais tumorais, representativas de 14 tipos tumorais , que ficam armazenadas em nitrogênio líquido e em ultrafrezer -80ºC, com monitoramento contínuo das condições ambientais e localização controlada por software.

_MG_3179 - ajustado

O acervo do BCHA passa por diversas análises a fim de garantir sua autenticidade, pureza e viabilidade, adotando padrões internacionais de boas práticas.

 

Coordenadora: Izabela Natalia Faria Gomes
E-mail: izabela.natalia@hcancerbarretos.com.br
Telefone de contato: +55 17 3321.66.00 ramal 7355

Serviços Oferecidos

Autenticação de linhagens
Além da manutenção e armazenamento de linhagens, o BCHA em parceria com o departamento de diagnóstico molecular, fornece os serviços de autenticação de linhagens por meio da metodologia STR (Short Tandem Repeat), que vem sendo utilizado por bancos internacionais como a “American Type Culture Collection” (ATCC), “Deutsche Sammlungvon Mikroorganismen und Zellkulturen” (DSMZ) e “European Collection of Cell Cultures” (ECACC).

 

Detecção de contaminação por micoplasma
Além dos testes de autenticação, também oferecemos os serviços de detecção de contaminação por micoplasma através de bioluminescência (LONZA) ou PCR (Reação em cadeia da polimerase) de regiões comuns a diversos tipos de micoplasmas.

 

Deposito de linhagens celulares
Diversos laboratórios necessitam para seus estudos de linhagens que estão presentes somente em acervos de coleções internacionais. O BCHA está cadastrado em várias acervos nacionais e internacionais e importa regularmente, células de biossegurança nível I e II e deposita em nome do pesquisador solicitante. Para maiores informações, entre em contato por e-mail.