CEP - Comitê de Ética em Pesquisa

15 anos na avaliação ética de pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Pio XII – Hospital de Amor de Barretos (CEP-HA) iniciou suas atividades em maio de 2004 com o papel de revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, cabendo-lhe a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos participantes nas referidas pesquisas. O CEP-HA tem também papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a sua apuração.

_F4A6810 - ajustado

O CEP-HA trabalha em consonância com a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 do Ministério da Saúde, atendendo todas os seus prazos e prerrogativas. Além disso, seus membros seguem rigorosamente os referenciais da bioética, como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade com intuito de assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado.

 

O Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Pio XII – Hospital de Amor de Barretos tem experiência de 15 anos na avaliação ética de pesquisa envolvendo seres humanos e conta com um número expressivo de protocolos avaliados anualmente.

Contudo, seu experiente grupo de membros relatores tem desenvolvido um trabalho exímio e célebre, contribuindo para o andamento adequado dos protocolos de pesquisa sem perder o foco de garantir a segurança do participante de pesquisa.

Voltar para página anterior