In Vitro - Experimentações efetuadas in vitro

Cultura Celular

A core facility da cultura celular contempla uma área total de XX metros2 e conta com um grupo de 2 Biologistas Especialistas e 1 Biologista técnico, dedicados ao estado da arte da biologia celular do câncer e em constante aperfeiçoamento de novas tecnologias.

 

O core possui um extenso painel de linhagens comerciais humanas neoplásicas e normais (168 linhagens), representantes de mais de 18 tipos tumorais. A coleção de linhagens celulares está sob os cuidados do banco de célula que conduz rigorosos testes de autenticação genética, detecção de micoplasmas e outros microorganismos em seu acervo. Além disso, contamos com uma coleção própria de cultura celulares primárias tumorais e normais depositadas neste repositório. A core facility oferece os serviços de manutenção de cultura de células, testes de micoplasma, microbiológicos e autenticidade molecular (STR) para a comunidade científica, além de participar de programas interlaboratórias para validação e qualificação dos testes oferecidos.

img-cultura-celular-iep-barretos

A infraestrutura disponível permite o delineamento de pesquisas básicas relacionadas aos mecanismos celular da carcinogênese. São realizados ensaios de formação de colônia, citotoxicidade, proliferação, migração, invasão, morte celular, imunohistoquímica e imunofluorescência usando cultivo 2D e 3D. Os Este conjunto de ensaios são utilizados para avaliar o potencial de citotoxidade de novos compostos sintéticos e de origem natural, bem como a associação entre diferentes terapias combinadas e suas correlações clínicas.

Sala de nível de biossegurança - NB2

Consiste em uma sala de cultura celular com registro ativo no Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO) para realização de projetos de pesquisa envolvendo organismos geneticamente modificado (OGMs). A infraestrutura conta com cabines de biossegurança e incubadoras exclusivas para realizar experimentos envolvendo células geneticamente editadas a partir de técnicas como: siRNA, shRNA, vetores virais e CRISPR/cas9. Esses estudos incluem o isolamento, a cultura, a expansão e a caracterização, usuais para criar linhagens celulares modificadas e compreender o papel de genes na nos processos de transformação e manutenção de uma célula neoplásica e os mecanismos genéticos associados à resposta terapêutica de novos e atuais agentes com ação antineoplásicos. Os projetos de pesquisa com utilização de OGMs devem ser encaminhados ao comitê interno de biossegurança, e os usuários devem solicitar treinamento para utilização da sala.

High Content Screening

Para estudos in vitro e in vivo, o centro de pesquisa possui uma plataforma High Content Screening (HCS) que usa a microscopia de alta resolução para detecção de alterações morfológica das células, marcações fluorescentes de proteínas, mudanças nos fenótipos celulares e análises de organelas. Muito útil na triagem de novas drogas, a plataforma HCS permite a manipulação automatizada de líquidos, leitura de placas e lâminas, assim como o screening automatizado de compostos e arrays. Esta plataforma também contém ferramentas para análises e visualização de dados. Os ensaios realizados contemplam estudos de localização celular, citotoxicidade, internalização, cinética (time lapse), morte celular, genotoxicidade (micronúcleos) e estudos de arrays (siRNA, tissue microaarays). A utilização do equipamento é disponível aos usuários mediante solicitação de treinamento.

_MG_3047 - ajustado
img-microscopia-iep-barretos

Microscopia

O Laboratório de Microscopia é uma instalação com microscópios de luz de última geração com alta resolução; microscopia de fluorescência direta; microscopia confocal para estudos de co-localização e construção de imagens tridimensionais através da utilização de estações de processamento de imagem. A sala de microscopia possui um microscópio de microdissecção de captura a laser (MCL) que possibilita o isolamento e captura de células ou áreas teciduais para futuras experimentações. A utilização do laboratório é disponível aos usuários mediante solicitação de treinamento.

Citometria de Fluxo

O core da citometria é composta de 2 equipamentos. Sendo um citometro de fluxo configurado com 02 lasers (azul e vermelho), com capacidade de análise simultânea de até 6 parâmetros (4 cores, SSC e FSC). Adicionalmente o segundo equipamento recebe a configuração dois lasers (azul e verde-amarelo), 6 canais de detecção e equipado com sistema de separação celular (sorting). A plataforma permite aos usuários a realização de diversas abordagens experimentais como: detecção absoluta de células, ensaios para detecção de apoptose, ciclo celular, proliferação, imunofenotipagem e separação de diferentes subpopulações celulares. A utilização dos equipamentos é disponível aos usuários mediante solicitação de treinamento.

Equipamento-1- ajustado
Voltar para página anterior

Parque de Equipamentos

FACS Melody / Citômetro / BD

Accurre / Citometria / BD

Varioskan / Leitora de Placas / Thermo Fisher

Luminex / Analizador / Millipore

Ultracentrífuga / Thermo Scientific

Supercentrífuga / Thermo Scientific

Gene Pulse / Eletroporador / BioRad

Fluoview / Microscópio confocal/ Olympus

Microscopia de Fluorescência / Nikon

Microscopia de microdissecção a laser / Olympus

Analisador em Tempo Real / XcellLigence RTCA/ Roche

Lupa com sistema de iluminação LED/ Olympus

Sala de Cultura estabelecida

InCell / Marca: GE / Moldeo: Analyzer 220

Calendário de Eventos

03/07

1º Simpósio de Oncoplastia e Reconstrução Mamaria

Local: Online
Público: 100 a 200

05/07 a 23/07

Curso de Inverno NEB

Local: Auditório HÁ
Público: 80

26/07 a 30/07

Curso de Inverno Oncologia Molecular

Local: Auditório CPOM
Público: 72

Novembro

I Simpósio de Epidemiologia do Câncer

Dia: 27
Local: Auditório do CPOM (sujeito a alterações)
Público: 72 pessoas (sujeito a alterações)

01/10 e 02/10

IX Workshop on Melanoma Models and Translational Oncology

Local: FACISB
Público: 200 a 300

22/10 e 23/10

Simpósio de Qualidade de Vida e Cuidados Paliativos

Local: FACISB
Público: 200 a 300