In Vivo - Biotério

Laboratório de experimentação animal

O Biotério do Hospital de Amor de Barretos é um dos mais inovadores espaços de criação e experimentação animal no Brasil, voltado à pesquisa pré-clínica de novas terapias para o tratamento do câncer.

 

O Biotério conta com equipe de profissionais capacitados, uma moderna e integrada estrutura possui área de 600 m2, que está dividida nas áreas de criação, de higienização, de experimentação e de manutenção, além de distintos modelos animais, desde camundongos imunodeficientes (NSG e NUDE), camundongos imunocompetentes (C57BL/6J) e geneticamente modificados (C57BL/6J-ApcMin e STOCK Ptch1tm1Mps). A área da experimentação está composta por: sala de procedimentos experimentais, sala de captura de imagem e de abordagens terapêuticas, sala para procedimentos com radioisótopos e pelo dispensário de medicamentos. Toda essa estrutura visa garantir a qualidade sanitária e genética das colônias de camundongos, além de favorecer que os animais sejam mantidos no mesmo ambiente durante todas as etapas da criação e da experimentação, garantindo, assim, o bem-estar e a qualidade dos animais em pesquisa.
Arte Bioterio_Everton_Eventos -1
A experimentação in vivo conta com o modelo da membrana corio-alantóide de ovo de galinha (CAM) como uma opção para a substituição do uso de animais em pesquisa e modelos de angiogênese, além de serem cada vez mais utilizados para a avaliação de novas abordagens terapêuticas e em testes de toxicidade. A infra-estrutura consiste de uma sala destinada aos ensaios com os modelos CAM com incubadora digital automática, cabine de segurança biológica  e Lupa digital com câmera.

 

O Biotério foi implantado respeitando as regras de boas práticas científicas e laboratoriais, seguindo os padrões e normas nacionais, estabelecidas pelo Conselho Nacional no Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e pela Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para fins Científicos e Didáticos (DBCA), bem como as normas internacionais.

Para os estudos in vivo o Biotério disponibiliza aos pesquisadores recursos para a obtenção de imagens in vivo para estudos finais ou longitudinais. Os equipamentos disponibilizados para a captura de imagens são o Xtreme II e o microtumógrafo (MicroCT) projetados para a pesquisa pré-clínica com pequenos animais. Além disso, a core conta com um Irradiador Biológico por Raio-X, que permite a irradiação de células e de pequenos animais em estudos pré-clínicos com a finalidade de aperfeiçoar novas modalidades de tratamento. O biotério conta com sistema de anestesia de baixo fluxo, projetado para pequenos animais e uma plataforma cirúrgica com monitoramento do aquecimento e da regulagem da temperatura acoplada ao sistema de Anestesia Inalatória.

 

Líder: Dra. Silvia Texeira
E-mail: silvia.texeira@hcancerbarretos.com.br

Voltar para página anterior

Parque de Equipamentos

AUTOCLAVES HORIZONTAL RED

CABINE DE SEGURANÇA – FLUXO THERMO

CABINE DE SEGURANÇA ARIA – TECNIPLAST

IRRADIADOR RS2000 – RAD SOURCE

MAQUINA DE ENCHER BEBEDOUROS

MAQUINA DE LAVAR GAIOLAS

MÓDULO DE TROCA ALESCO

SALA – ESTERIOTÁXICO

SALA DA EXPERIMENTAÇÃO BANCADA

SALA DE CRIAÇÃO

SALA DE CRIAÇÃO

SALA DE IMAGEM – VISÃO GERAL

SALA DE QUARENTENA

SKYSCAN FECHADO

SKYSCAN VISÃO DE LONGE COM ANIMAL

TELA TREINAMENTO KRELL

ARSENAL – ÁREA LIMPA

Calendário de Eventos

03/07

1º Simpósio de Oncoplastia e Reconstrução Mamaria

Local: Online
Público: 100 a 200

05/07 a 23/07

Curso de Inverno NEB

Local: Auditório HÁ
Público: 80

26/07 a 30/07

Curso de Inverno Oncologia Molecular

Local: Auditório CPOM
Público: 72

Setembro

I Simpósio de Epidemiologia no Câncer

Dia: a confirmar
Local: Auditório do CPOM
Público: 72 pessoas

01/10 e 02/10

IX Workshop on Melanoma Models and Translational Oncology

Local: FACISB
Público: 200 a 300

22/10 e 23/10

Simpósio de Qualidade de Vida e Cuidados Paliativos

Local: FACISB
Público: 200 a 300