Crianças como Parceiras
Sobre o Projeto
Nasceu em 2013, a partir da necessidade de difundir a cultura do autocuidado e da prevenção com a formação de crianças mais conscientes da sua responsabilidade em cuidar da sua saúde a partir de um estilo de vida mais saudável.
O projeto visa desenvolver a prevenção junto às escolas do Ensino Fundamental I através de ações educativas sobre estilo e hábitos de vida saudável para a diminuição de riscos potenciais do câncer, além de tratar sobre segurança e meio ambiente. Ações preventivas trabalhadas dentro de uma cultura da antecipação e de maneira lúdica despertam na criança práticas de valores fundamentais para a sua vida.
O projeto iniciou-se por meio da elaboração e distribuição de apostilas para as escolas do município de Barretos. Em 2015, devido ao apoio do Ministério Público do Trabalho de Campinas, as apostilas foram reformuladas e disponibilizadas, no ano seguinte, no formato digital.
Objetivo
Fomentar e despertar nas crianças a cultura do autocuidado e da qualidade vida com foco na promoção de saúde e prevenção do câncer, por meio de uma aprendizagem lúdica que esteja relacionada ao seu cotidiano e que seja um discurso adequado à sua idade, motivando-as e transformando-as em mini-agentes de saúde.
Público-alvo
Crianças de 6 a 10 anos, alunas do Ensino Fundamental I da rede escolar pública e privada.
Metodologia
Toda atividade acontece a partir do site http://criancas.hcancerbarretos.com.br/ no qual o projeto é disponibilizado às unidades de ensino parceiras.
O conteúdo digital foi elaborado de forma lúdica, com uma interface de interatividade simples e sequencial, na qual, a cada capítulo completado, a criança segue para um novo tema.
As atividades estão divididas por temas (Atividade Física e Proteção Solar; Alimentação Saudável e Saúde Bucal; Bebidas Alcoólicas e Tabagismo, Autocuidado e Prevenção; Saúde Ocupacional e Meio Ambiente) em cinco livros com cinco capítulos cada. Assim, há atividades apropriadas a cada faixa etária, de forma a estimular as crianças a se tornarem mini-agentes de saúde propagando o conhecimento entre sua família e comunidade.
Confira o site deste projeto acessando http://criancas.hcancerbarretos.com.br/