Missão Gênese
Sobre o Projeto
O projeto “Missão Gênese – Uma Jornada Nanocientífica” surgiu em 2017, após 2 anos de pesquisas, mediante a necessidade de conscientizar adolescentes sobre a cultura do autocuidado e da qualidade de vida com foco na promoção de saúde e prevenção do câncer. Diante disso, elaborou-se um trabalho junto a escolas, por meio de uma unidade móvel que propõe a seu público uma missão nanocientífica com viés tecnológico, para trabalhar a educação em saúde com foco em câncer e difundir o conhecimento científico.
Objetivo
Estimular o conhecimento, a cultura do autocuidado e a prevenção do câncer de forma lúdica e inovadora por meio de novas tecnologias digitais e da gamificação, difundindo assim o conhecimento científico.
Público Alvo:
Adolescentes entre 11 e 15 anos e/ou estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais das Redes Escolares pública e privada.
Metodologia
A Missão Gênese é uma experiência imersiva que aborda um tema complexo de maneira lúdica, transformando adolescentes em protagonistas de uma aventura de investigação cientifica. Recrutados por um departamento secreto do Hospital de Amor, eles farão parte de um grupo muito especial. Cada participante terá um papel diferente e fundamental na missão. Trabalhando em equipe, eles aprenderão, por meio de jogos e desafios, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem enormes benefícios e diminuem o risco de se desenvolver câncer ao longo da vida. O projeto acontece preferencialmente em escolas. Inicialmente ocorre uma capacitação em EaD para os professores, gestores e funcionários, a fim de que a Missão Gênese seja apresentada. Em seguida, a carreta se desloca ao ambiente escolar e as atividades se iniciam. Os temas abordados nessas atividades são inseridos por meio de jogos interativos dispostos em 5 setores e a magia principal ocorre no setor 3, dividido em 6 estações de jogos. O tempo necessário para que cada grupo passe por todas as estações é de aproximadamente 40 minutos.