Missão Gênese

Sobre o Projeto

O projeto “Missão Gênese – Uma Jornada Nanocientífica” surgiu em 2017, O depois de 2 anos de pesquisas, mediante a necessidade de conscientizar crianças e adolescentes sobre a cultura do autocuidado e da qualidade de vida com foco na promoção de saúde e prevenção do câncer. Diante disso, elaborou-se um trabalho junto a escolas, através de uma Unidade Móvel que propõe a seu público uma missão nano científica com viés tecnológico para trabalhar a educação em saúde com foco em câncer e difundir o pensamento científico.

 

Objetivo
Estimular o Conhecimento e a Cultura do autocuidado e prevenção do Hospital de Amor de Barretos a partir de uma forma lúdica e inovadora através de novas tecnologias e da gamificação difundindo assim o pensamento cientifico.

 

Metodologia
O projeto se estabelece preferencialmente em ambientes escolares e para isso é realizado uma capacitação com professores, gestores e funcionários dos mesmos, a fim de que a Missão seja apresentada e para que todos compreendam a sua proposta de inserção da cultura da prevenção e autocuidado que será trabalhado com os alunos. Em seguida, as atividades de visitação em imersão à Unidade se iniciam com a participação de grupos de 6 alunos a cada 40 minutos (em média).

A Unidade Móvel é dividida em 5 setores, onde no setor 1, cada aluno se cadastra com uma foto e com alguns de seus dados pessoais. Ainda nesse setor a missão é apresentada aos alunos através de uma comandante virtual, que explica os desafios da vida humana relacionados ao desenvolvimento do câncer. Já no setor 2, a comandante informa que os alunos serão encolhidos, a fim de que possam ser inseridos na corrente sanguínea de um corpo humano que tem câncer para que possam descobrir qual a causa. Posteriormente, no setor 3, os alunos irão pesquisar a causa do câncer do corpo ao qual foram inseridos através de 6 estações de jogos que abordam os seguintes temas:

– Fatores ambientais implicados na carcinogênese
– Exposição solar
– Estilo e hábitos de vida (tabagismo e alcoolismo)
– Poluição do ar, solo e água.
– Hábitos saudáveis para a saúde: conscientização (prática de exercícios físicos, nutrição).

Em seguida, no setor 4, é apresentado aos alunos o hall dos heróis, onde será apresentado vídeos com mensagens de motivação e superação de pacientes oncológicos, famosos apoiadores do projeto e de alunos que já participaram da missão. Por fim, no setor 5, os alunos gravam os seus próprios vídeos de depoimentos e respondem a um questionário de avaliação da experiência.

Confira o site deste projeto acessando www.missaogenese.com.br

Voltar para página anterior

Calendário de Eventos

03/07

1º Simpósio de Oncoplastia e Reconstrução Mamaria

Local: Online
Público: 100 a 200

05/07 a 23/07

Curso de Inverno NEB

Local: Auditório HÁ
Público: 80

26/07 a 30/07

Curso de Inverno Oncologia Molecular

Local: Auditório CPOM
Público: 72

Novembro

I Simpósio de Epidemiologia do Câncer

Dia: 27
Local: Auditório do CPOM (sujeito a alterações)
Público: 72 pessoas (sujeito a alterações)

01/10 e 02/10

IX Workshop on Melanoma Models and Translational Oncology

Local: FACISB
Público: 200 a 300

22/10 e 23/10

Simpósio de Qualidade de Vida e Cuidados Paliativos

Local: FACISB
Público: 200 a 300