Concurso de Redação

 

 

 

 

 

O X Concurso de Redação será promovido pelo NEC – Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo- SEDUC-SP, por meio do Acordo de Cooperação assinado entre a SEDUC e a Fundação Pio XII/Hospital de Amor.

 

O intuito é que, por meio do desenvolvimento deste projeto, os (as) estudantes possam conhecer os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, tendo em vista que, para este tipo de câncer não há prevenção primária e sim a identificação precoce dos principais sinais e sintomas.

 

 

Clique aqui para submeter as redações no Concurso!

 

Orientações e Materiais Gerais do Concurso de Redação 2022: 

Cartaz Oficial do Concurso de Redação 2022 – Download
Posts Oficial (Story) de divulgação para as redes sociais – Download
Posts Oficial (Feed) de divulgação para as redes sociais – Download
Regulamento – Download
Folha de Redação – Download
Sugestão de auto avaliação (aluno) – Download
Grade de correção da redação (julgadores) – Download
⠀⠀
Materiais Didáticos para apoio aos Docentes e Estudantes:
⠀⠀
I. Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil –  Clique aqui

II. Cartaz Câncer da Criança sinais de alerta – Clique aqui

III. Câncer Infantojuvenil: sinais, sintomas e diagnóstico precoce – Clique aqui

IV. Câncer da criança – Sinais de Alerta – Clique aqui

 

Vídeos

I. Palestra Dr Luiz Fernando Lopes – Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil – Clique para assistir

II. Diagnóstico precoce do câncer infantil aumenta a chance de cura da doença – Clique para assistir

III. Dicas sobre a prevenção ao câncer infantil – Clique para assistir

IV. O diagnóstico precoce no combate ao câncer infantil – Clique para assistir

V. Playlist: Câncer Infantojuvenil – sinais e sintomas – Clique para assistir

VI. História de Vida – Rafaela Denadai (Eu venci o câncer) – Clique para assistir

Sobre o Projeto

O Concurso de Redação nasce em 2013 por meio da parceria entre o Núcleo de Educação em Câncer, a Diretoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Barretos, tendo como base a necessidade de transmitir o conhecimento científico produzido pelo Hospital de Amor para toda a comunidade. Dessa forma, o Concurso de Redação foi desenvolvido para promover a reflexão e a conscientização de seu público sobre câncer, ciência e saúde, através dos temas em torno desse assunto, permitindo que os alunos pesquisem, investiguem, dialoguem e formem sua própria opinião. Além disso, por meio da produção das redações os alunos podem desenvolver diversas competências, como aprendizagem da língua portuguesa, expansão do vocabulário e conhecimento.

A partir de 2016, com a parceria da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, o Concurso foi ampliado para todas as escolas do estado de São Paulo.

 

Objetivo:

Difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular os jovens talentos na investigação científica para que no futuro possam gerar inovações que beneficiem toda a sociedade.

 

Público-alvo: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II das escolas municipais e privadas de Barretos e todas as escolas da Rede Estadual de Educação de São Paulo.

 

Metodologia: O concurso é realizado com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que conta com 91 Diretorias Regionais de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação de Barretos. Estas recebem as redações das escolas da sua região selecionando-as e enviando-as à Banca de Avaliação do Hospital de Amor de Barretos, a qual realiza a seleção, classificando cinco finalistas.

Os alunos finalistas são premiados com três dias de estágio no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Amor de Barretos, durante os quais desenvolvem várias atividades científicas e laboratoriais, além de serem estimulados a respeito da conscientização sobre os fatores ambientais que provocam o câncer e as suas medidas de prevenção. O primeiro colocado ganha um notebook, assim como professor orientador, e os demais finalistas recebem tablets.

Edições Anteriores

Voltar para página anterior

Calendário de Eventos

21 de outubro | 2022

Pós-Graduação

XIII Encontro Científico da Pós-graduação do Hospital de Amor

O Programa de Pós-graduação do Hospital de Amor, convida colaboradores, pesquisadores e alunos do Hospital de Amor e outras Instituições a participar do “XIII Encontro Científico da Pós-graduação do Hospital de Amor”, evento gratuito e 100% presencial que ocorrerá em 21 de outubro de 2022, no Teatro Anna Hora Prata da FACISB em Barretos.

Prazo das inscrições e submissões de resumos até 31 de julho de 2022.

02 e 03 de Setembro | 2022

CPOM

VIII International Symposium on Translational Oncology

Seguindo com sua missão de formar pesquisadores e disseminar dentre estes e dentre oncologistas, residentes, alunos de pós-graduação e demais profissionais de saúde os principais temas oncológicos da atualidade, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Câncer de Barretos (IEP) realizará o VIII Simpósio Internacional de Oncologia Translacional do Hospital de Câncer de Barretos.