Concurso de Redação
O XI Concurso de Redação será promovido pelo NEC – Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEDUC/SP, por meio do Acordo de Cooperação assinado entre a SEDUC e a Fundação Pio XII/Hospital de Amor.
O intuito é que, por meio do desenvolvimento deste projeto, os (as) estudantes possam apresentar como foco, o papel da ciência na promoção da saúde e qualidade de vida, bem como reconhecer e valorizar a importância do conhecimento científico na longevidade saudável.
Finalistas
Clique aqui para ler as redações
Orientações e Materiais Gerais do Concurso de Redação 2023:
II. Desafios atuais e futuros do uso da medicina de precisão no acesso ao diagnóstico e tratamento de câncer no Brasil – Clique aqui
III. Avanços na ciência e tecnologia aumentam chances de cura – Clique aqui
IV. ABC do Câncer: Abordagens Básicas para o Controle do Câncer – Clique aqui
V. A prevenção do câncer e a promoção da saúde: um desafio para o Século XXI – Clique aqui
VI. Promoção da Saúde Aproximação ao Tema – Clique aqui
Vídeos
I. Ciência mostra avanço nos tratamentos contra o câncer – Clique para assistir
II. Câncer: o tratamento que já mudou a história!!! – Clique para assistir
III. Avanços na prevenção e na cura do câncer: os fantásticos avanços no tratamento – Clique para assistir
IV. O que é a promoção da saúde! – Clique para assistir
V. Ciência – Diretriz da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer – Clique para assistir
VI. Promoção – Diretriz da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer – Clique para assistir
VII. Prevenção – Diretriz da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer – Clique para assistir
Sobre o Projeto
O Concurso de Redação nasce em 2013 por meio da parceria entre o Núcleo de Educação em Câncer, a Diretoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Barretos, tendo como base a necessidade de transmitir o conhecimento científico produzido pelo Hospital de Amor para toda a comunidade. Dessa forma, o Concurso de Redação foi desenvolvido para promover a reflexão e a conscientização de seu público sobre câncer, ciência e saúde, através dos temas em torno desse assunto, permitindo que os alunos pesquisem, investiguem, dialoguem e formem sua própria opinião. Além disso, por meio da produção das redações os alunos podem desenvolver diversas competências, como aprendizagem da língua portuguesa, expansão do vocabulário e conhecimento.
A partir de 2016, com a parceria da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, o Concurso foi ampliado para todas as escolas do estado de São Paulo.
Objetivo:
Difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular os jovens talentos na investigação científica para que no futuro possam gerar inovações que beneficiem toda a sociedade.
Público-alvo:
Podem participar deste Concurso de Redação, todos os estudantes matriculados nas 91 Diretorias Regionais de Ensino da Rede Pública Estadual e estudantes matriculados nas Escolas Públicas Municipais e Privadas da Cidade de Barretos-SP, nas seguintes categorias:
• Ensino Fundamental Anos Finais (9º ano) – Jornada Parcial e Integral;
• Ensino Médio – Jornada Parcial e Integral;
• Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Fundamental Anos Finais (9ºano) e Ensino Médio.
Metodologia: O concurso é realizado com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que conta com 91 Diretorias Regionais de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação de Barretos. Estas recebem as redações das escolas da sua região selecionando-as e enviando-as à Banca de Avaliação do Hospital de Amor de Barretos, a qual realiza a seleção, classificando 2 finalistas de cada categoria.
Os estudantes finalistas das 3 categorias são premiados com três dias de estágio no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Amor de Barretos, durante os quais desenvolvem várias atividades científicas e laboratoriais, além de serem estimulados a respeito da conscientização sobre os fatores ambientais que provocam o câncer e as suas medidas de prevenção. Os primeiros colocados ganham um notebook cada, assim como seus respectivos professores orientadores, e os segundos colocados recebem tabletes.