INOVACRIANÇA
Inovação terapêutica em crianças com tumores sólidos: uma jornada de precisão
Sobre o Projeto
Projeto de pesquisa desenvolvido no Hospital de Amor de Barretos, Instituto de Ensino e Pesquisa, em parceria com Hospital Infanto Juvenil, Departamento de Patologia, Departamento de Oncogenética e Departamento de Diagnóstico Molecular
Projeto MS-SECTICS-Decit/CNPq nº 444217/2023-1 – Saúde de Precisão. Vigência 01/01/2024 até 30/12/2026.
Financiamento





Introdução
Entre as várias neoplasias sólidas em crianças, os tumores do sistema nervoso central são os mais comuns e os mais letais. Outros tipos significativos incluem os neuroblastomas, os sarcomas de partes moles e ósseos, os tumores de células germinativas e os tumores raros.
ㅤ
Apesar das terapias disponíveis atualmente, como a ressecção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia, a taxa de sobrevida dos pacientes de alto risco continua sendo baixa. Por isso, é essencial aprofundar o conhecimento sobre as características moleculares desses tumores.
ㅤ
No projeto Inova Criança, há três metas principais: desenvolver diagnósticos mais acessíveis, rápidos e precisos; criar modelos para o estudo de tumores sólidos pediátricos; e buscar tratamentos mais específicos e eficazes, dentro do conceito de medicina de precisão.
ㅤ
Dessa forma, os objetivos do estudo desses tumores podem ser resumidos da seguinte maneira:
Objetivos Gerais
• Implementar métodos diagnósticos precisos para os principais tumores sólidos pediátricos atendidos no Hospital de Amor de Barretos e identificar agentes terapêuticos mais eficazes.
Objetivos Específicos
• Definir o perfil mutacional somático e realizar análises de expressão gênica em pacientes oncológicos pediátricos com tumores do sistema nervoso central e periférico, neuroblastomas, sarcomas de partes moles e ósseos, tumores de células germinativas e tumores raros;
• Determinar o perfil de metilação do genoma e alterações no número de cópias gênicas nos tumores avaliados;
• Investigar casos com suspeita de síndrome hereditária e descrever o perfil mutacional germinativo associado;
• Implementar metodologias para identificação de alterações moleculares no contexto de biópsia líquida; Estabelecer modelos pré-clínicos in vitro (cultura celular 2D e 3D) e in vivo (Patient-Derivated Xenograft, PDX) representativos de alguns dos principais tumores sólidos que acometem a população infantojuvenil brasileira;
• Comparar as características histológicas e moleculares dos tumores PDX com os tumores dos pacientes;
• Realizar screening in vitro de compostos com propriedades antineoplásicas, determinar seu impacto in vivo e em ambas condições avaliar os efeitos desses potenciais fármacos em combinação com quimioterápicos utilizados no tratamento de primeira linha dos pacientes.
Metodologia
Este é um estudo analítico, experimental e ambispectivo. Para alcançar os objetivos propostos, serão realizadas análises utilizando tecnologias como NGS, Nanostring, ddPCR, Methylation Array e NanoPore, com o intuito de identificar mutações que possam influenciar o tratamento e o desfecho dos tumores investigados. Além disso, serão desenvolvidos modelos para o estudo desses tumores, tanto in vitro (2D e 3D) quanto in vivo (PDX).
ㅤ
Uma vez estabelecidos, esses modelos ajudarão a compreender a biologia tumoral e serão compartilhados com a comunidade científica, possibilitando a realização de estudos, como testes de fármacos, para a identificação de novas opções terapêuticas.

Resultados Esperados
O trabalho visa alcançar os seguintes resultados:
• Estabelecimento de métodos diagnósticos mais precisos, identificando como as mutações presentes nesses tipos tumorais, e as moléculas rastreadas nas amostras de pacientes, podem ser utilizadas para diagnósticos mais precoces, menos invasivos e mais assertivos.
• Criação de modelos de estudo in vitro e in vivo validados e convenientes para futuras investigações buscando entender melhor o comportamento desses tumores e a identificação de novas estratégias de condução.
• Conhecimento de novas possibilidades de abordagens terapêuticas dos tumores sólidos infantis investigados. Após o screening in vitro de compostos com propriedades antineoplásicas, será avaliado o impacto desses compostos in vivo e, em ambas as condições, serão analisados os efeitos de potenciais fármacos em combinação com os quimioterápicos utilizados no tratamento de primeira linha dos pacientes.
• Disseminação do conhecimento científico: Além dos resultados principais, e da divulgação desses resultados com a comunidade científica através de eventos e publicações em periódicos, também são promovidas discussões entre os profissionais da instituição para aproximação entre clínicos, pesquisadores e alunos, consolidando o conhecimento no cenário da medicina translacional.
Ainda, há a realização de atividades de extensão comunitária, com o intuito de divulgar o conhecimento da pesquisa do câncer nos dias atuais, à população em geral.
Galeria
Grupos de pesquisa participantes do projeto INova Criança
Eventos
Notícias
Em breve!
Eventos
Em breve!