Grupos de Pesquisas

Modelos Experimentais na Oncologia Translacional

Nesta linha de pesquisa buscamos desenvolver modelos experimentais para estudos pré-clinicos de tumores humanos, com o objetivo de identificar biomarcadores com valor diagnóstico e preditivo, e novos alvos terapêuticos para o tratamento personalizado do câncer.

Os modelos oncológicos pré-clinicos utilizados para o desenvolvimento desta linha de pesquisa incluem os modelos denominados de Avatares ou PDX (Patient Derived Xenograft), os xenoenxertos e os genéticamente modificados. Especial enfoque é dado aos modelos PDX que favorecem a manutenção da heterogeneidade e do microambiente tumoral, proporcionando um melhor conhecimento da biologia e das alterações moleculares que levam ao fenótipo tumoral. O painel terapêutico gerado pelos resultados obtidos dos modelos PDX buscam direcionar para o tratamento personalizado do paciente com câncer. Já os modelos de xenoenxerto desenvolvidos a partir de linhagem tumoral, buscam validar os resultados obtidos em experimentos in vitro (abordagens terapêuticas para o tratamento do câncer). Os modelos geneticamente modificados possibilitam avaliar o envolvimento de vias de sinalização e de alterações específicas (mutações) que favorecem a inicialização e a progressão tumoral e a resistência aos tratamentos terapêuticos padrão.

A minha principal área de investigação está voltada para os tumores do SNC (adulto e pediátrico) e para a avaliação do envolvimento do microambiente e da hipóxia tumoral como fatores de resistência aos tratamentos.

O nosso grupo é formado por equipe multidisciplinar com profissionais com expertise em áreas clínica, cirúrgica e básica (biologistas, biomédicos, bioquímicos, bioinformatas e estatísticos).

Membros de Equipe

Pesquisador Principal

Pesquisadores Colaboradores

Ana Carolina Martins

Bolsista DTI -CNPq

João Vitor Borduqui

Iniciação Científica

Kamille Anik Calvo

Iniciação científica

Karina Santos

Iniciação científica

Terence Duarte Teixeira

Auxiliar de Pesquisa

Alunos Egressos

Higor Vinicius Lourenço Firmino

Publicações Relevantes

2021

Decoding the Roles of Astrocytes and Hedgehog Signaling in Medulloblastoma

DUARTE, T. T., TEIXEIRA, S. A., GONZALEZ-REYES, L., & REIS, R. M. Decoding the Roles of Astrocytes and Hedgehog Signaling in Medulloblastoma. Current oncology (Toronto, Ont.), 28(4), 3058–3070, 2021.

2021

TEIXEIRA S.A., VIAPIANO M.S., ANDRADE A.F., NANDHU M.S., PEZUK J.A., BIDINOTTO L.T., SUAZO V.K., NEDER L., CARLOTTI C.G., BECKER A.P., TONE L.G., SCRIDELI C.A. The Carbonic Anhydrase Inhibitor E7070 Sensitizes Glioblastoma Cells to Radio- and Chemotherapy and Reduces Tumor Growth. Mol Neurobiol. 2021 Sep;58(9):4520-4534, 2021.

2020

JUNIOR, L. G. D.; BARONI, M.; LIRA, R. C. P.; TEIXEIRA, S.; FEDATTO, P. F.; SILVEIRA, V. S.; SUAZO, V. K.; VERONEZ, L. C.; PANEPUCCI, R. A.; ANTÔNIO, D. S. M.; YUNES, J. A.; BRANDALISE, S. R.; DOS SANTOS AGUIAR, S.; NEDER, L.; DE OLIVEIRA, R. S.; MACHADO, H. R.; CARLOTTI, C. G.; TONE, L. G.; VALERA, E. T.; SCRIDELI, C. A. High-throughput microRNA profile in adult and pediatric primary glioblastomas: the role of miR-10b-5p and miR-630 in the tumor aggressiveness. Molecular Biology Reports., v.47, p.6949–6959, 2020.

2020

CALVO, A. K.; SCRIDELI, C.A.; MORAES, T. S. M.; TEIXEIRA, S. Silencing of CA12 by interfering RNA sensitizes GBM cells to chemotherapy and reduces cell proliferation. Revista de Medicina 99, Suppl.: 14-15, 2020.

2016

XUE, R.; NELSON, M. T.; TEIXEIRA, S.; VIAPIANO, M. S.; LANNUTTI, J. J. Cancer cell aggregate hypoxia visualized in vitro via biocompatible fiber sensors. Biomaterials, v.76, p.208 – 217, 2016.

2014

VALENTE, V.; TEIXEIRA, S.; NEDER, L.; OKAMOTO, O. K.; OBA-SHINJO, S. M.; MARIE, S. K.N.; SCRIDELI, C. A; LARSON, M. L.; CARLOTTI, C. G. Selection of suitable housekeeping genes for expression analysis in glioblastoma using quantitative RT-PCR. Annals of neurosciences. v.21, p.62 – 63, 2014.

Projetos de Pesquisas

Nome do Projeto: Plataforma de modelos xenográficos in vivo e de cultivo 3D in vitro, a partir de tumores pediátricos do SNC

Agência de Fomento: Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) Hospital de Amor (HA)

Vigência: 2021 a 2023

Nome do Projeto: O uso de animais transgênicos para a investigação da participação dos astrócitos na progressão do meduloblastoma subtipo Hedgehog

Agência de Fomento: CNPQ

Vigência: Outubro 2021/outubro 2022

Nome do Projeto: Estabelecimento de modelos in vivo de meduloblastoma utilizando linhagem celular (xenoenxerto)

Agência de Fomento: Hospital de Amor

Vigência: 2020 a 2021

Nome do Projeto: Analise da expressão gênica e proteica da anidrase carbônica XII em gliomas difuso

Vigência: 2019 a 2020

Nome do Projeto: Estabelecimento de modelos xenográfico de adenocarcinoma de pulmão e avaliação de resposta ao tratamento

Vigência: 2019 a 2020

Nome do Projeto: Implantação de modelo PDX utilizando linhagens primárias obtidas de amostras de pacientes com diagnóstico de glioblastoma

Vigência: 2019 a 2020

Nome do Projeto: Efeito do Indisulam na radiorresistência dos modelos in vivo de glioblastoma

Vigência: 2018 a 2020

Grupos de Pesquisas

21 de outubro | 2022

XIII Encontro Científico da Pós-graduação do Hospital de Amor

O Programa de Pós-graduação do Hospital de Amor, convida colaboradores, pesquisadores e alunos do Hospital de Amor e outras Instituições a participar do “XIII Encontro Científico da Pós-graduação do Hospital de Amor”, evento gratuito e 100% presencial que ocorrerá em 21 de outubro de 2022, no Teatro Anna Hora Prata da FACISB em Barretos.

Prazo das inscrições e submissões de resumos até 31 de julho de 2022.