Biobanco
Um dos maiores biobancos da América Latina
Fundado em 2006, o Biobanco do Hospital de Amor foi criado com finalidade de estocar e processar material biológico de pacientes oncológicos, tais como tecido tumoral, sangue e seus derivados, material de citologia cervical e outros fluidos, com finalidade de pesquisa.
Considerado atualmente como um dos maiores biobancos da América Latina, o Biobando do HA passou a ser referência nacional na área possuindo amostras de pacientes, e indivíduos sem câncer contando atualmente com mais de 250 mil amostras organizadas em tecido tumoral, normal e metastático além de soro, plasma, buffy coat e outros fluidos como urina e saliva.
Esta coleção é oriunda de pacientes com diferentes tipos de tumores como mama, cérebro, estomago, cervical, bexiga, reto, pele, cabeça e pescoço, pâncreas, testículo e medula coletados durante a cirurgia e biopsia de pacientes atendidos no Hospital. A coleta, estocagem e uso do material biológico é formalizada por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelo próprio paciente ou responsável - ou participante da pesquisa em caso de amostras de indivíduos saudáveis, e que segue as diretrizes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
Ao processar e enviar centenas de amostras, o Biobanco é reconhecido por apoiar vários consórcios e projetos internacionais, como a United States-Latin America Cancer Research Network (USLANCRN), The Cancer Genome Atlas (TCGA) e o International Cancer Genome Consortium (ICGC). Além disso, faz parte, atualmente, da rede internacional BCNet (Biobank and Cohort Building Network), uma iniciativa da Agencia Internacional de Pesquisa no Câncer (IARC- França) para facilitar a cooperação internacional no compartilhamento de protocolos e expertise, desenvolvendo projetos e capacitações para biobancos de países de baixa e média renda. Em 2019, o Biobanco organizou o I Latim-American Symposium and Training in Biobanking of The Barretos Cancer Hospital, que contou com a participação de profissionais e pesquisadores de seis outros países e de diversas regiões do Brasil.
Coordenadora: Marcia Maria Chiquitelli Marques Silveira
E-mail: biobanco@hcancerbarretos.com.br
Telefone de contato: +55 17 3321.66.00 ramal: 6963