Festival Cuidar

O 8º Festival Cuidar é promovido pelo Hospital São Judas Tadeu em parceria com o Núcleo de Educação em Câncer,  a Diretoria Regional de Ensino de Barretos e Secretarias Municipais de Educação de Barretos e Região.

O intuito é que, por meio do desenvolvimento deste projeto, os (as) estudantes possam conhecer de forma mais aprofundada a definição de Cuidados Paliativos e da Morte, seu posicionamento perante a legislação brasileira, e todos os aspectos que tornam esses cuidados direitos de cada ser humano.

 

 

Orientações e Materiais Gerais do Festival Cuidar 2022: 

Regulamento – Download

Cronograma – Download

 

Materiais Didáticos para apoio aos Docentes e Estudantes:

Material de apoio da Palestra: Capacitação para Multiplicadores do Festival Cuidar – Clique aqui

Apresentação do formato da 8ª edição – Clique aqui

Cuidados Paliativos – Panorama geral –  Clique aqui

O que são os Cuidados Paliativos –  Clique aqui

O impacto na qualidade de vida de pacientes idosos sob cuidados paliativos causado pelo câncer –  Clique aqui

Rubem Alves – Projeto Releituras – Clique aqui

Resumo: Comissão “The Lancet” Sobre o valor da morte – Clique aqui

 

Vídeo

A morte e a senhora – Clique aqui

 

Sobre o Projeto

Nasceu em 2014, por meio da parceria do Núcleo de Educação em Câncer com o Hospital São Judas Tadeu (Unidades de Cuidados Paliativos do Hospital de Amor) e o Diretoria de Ensino – Região Barretos, a fim de propiciar uma oportunidade para que a população leiga compreenda melhor a definição dos cuidados paliativos, que estes fazem parte dos direitos humanos e qual o verdadeiro papel do Hospital São Judas Tadeu. Dessa forma, este projeto visa promover uma ação cultural, cujo a temática referente aos Cuidados Paliativos é abordada.

 

Objetivo
Abordar o assunto dos Cuidados Paliativos e da Morte dentro do contexto escolar de maneira didática.

 

Público-alvo
Alunos do Ensino Fundamental II e Médio das redes escolares pública e privada de Barretos e região.

 

Metodologia
O projeto inicia-se por meio de uma capacitação para os educadores sobre o tema, na qual recebem orientações de como desenvolvê-lo em sala de aula. Na ocasião, também são convidados a participar de uma visita à Unidade de Cuidados Paliativos. O projeto estimula os alunos a realizarem produções artísticas inspiradas na temática, como: teatro, dança, vídeos, desenhos, parodias, flash mobile, entre outros e apresentarem em suas respectivas escolas. Como culminância do projeto os alunos apresentam suas produções no Festival Cuidar, onde concorrem a troféus e prêmios. Para isso, deverão passar por uma prévia seleção (por meio do envio de vídeos da ação) de uma banca avaliadora, compostas por profissionais do H.A., da Diretoria de Ensino – Região de Barretos e da Secretaria Municipal de Educação de Barretos.

Voltar para página anterior

Calendário de Eventos

02 e 03 de Setembro | 2022

CPOM

VIII International Symposium on Translational Oncology

Seguindo com sua missão de formar pesquisadores e disseminar dentre estes e dentre oncologistas, residentes, alunos de pós-graduação e demais profissionais de saúde os principais temas oncológicos da atualidade, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Câncer de Barretos (IEP) realizará o VIII Simpósio Internacional de Oncologia Translacional do Hospital de Câncer de Barretos.