Festival Cuidar
O Festival Cuidar é promovido pelo Hospital São Judas Tadeu em parceria com o Núcleo de Educação em Câncer, a Diretoria Regional de Ensino de Barretos e Secretarias Municipais de Educação de Barretos e Região.
O intuito é que, por meio do desenvolvimento deste projeto, os (as) estudantes possam conhecer de forma mais aprofundada a definição de Cuidados Paliativos e da Morte, seu posicionamento perante a legislação brasileira, e todos os aspectos que tornam esses cuidados direitos de cada ser humano.
Orientações e Materiais Gerais do Festival Cuidar 2024:
Regulamento – Download
Cronograma – Download
Materiais Didáticos para apoio aos Docentes e Estudantes:
Apresentação do Festival Cuidar – Clique aqui
Cuidados Paliativos – Panorama geral – Clique aqui
O que são os Cuidados Paliativos – Clique aqui
O impacto na qualidade de vida de pacientes idosos sob cuidados paliativos causado pelo câncer – Clique aqui
Rubem Alves – Projeto Releituras – Clique aqui
Manual de Cuidados Paliativos – Clique aqui
Para quem são indicados os Cuidados Paliativos? – Clique aqui
Cartilha Luto – Clique aqui
Comunidade compassiva de favela: ampliando o acesso aos cuidados
paliativos no Brasil – Clique aqui
Vídeo
A morte e a senhora – Clique aqui
Sobre o Projeto
Surge em 2014, por meio da parceria do Núcleo de Educação em Câncer com o Hospital São Judas Tadeu (Unidades de Cuidados Paliativos do Hospital de Amor) e a Diretoria de Ensino – Região Barretos. O propósito do projeto foi oferecer à população em geral uma compreensão mais ampla e acessível sobre os cuidados paliativos, destacando sua integração aos direitos humanos e esclarecendo o papel essencial desempenhado pelo Hospital São Judas Tadeu nesse contexto. Dessa forma, este projeto visa promover um festival cultural, cuja temática referente aos Cuidados Paliativos é abordada.
Objetivo
Abordar a temática dos Cuidados Paliativos e da Morte dentro do contexto escolar de maneira didática, a fim de que os estudantes e professores se apropriem deste conteúdo aplicando em suas próprias vidas, assim como, sejam estimulados a se tornarem multiplicadores da informação junto à sociedade.
Público-alvo
Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio das Redes Escolares pública e privada de Barretos e região.
Metodologia
O projeto inicia-se por meio de uma capacitação para os educadores sobre o tema, na qual recebem orientações de como desenvolvê-lo em sala de aula. Na ocasião, também são convidados a participar de uma visita à Unidade de Cuidados Paliativos. O projeto estimula os estudantes a realizarem produções artísticas inspiradas na temática, como: teatro, dança, vídeos, desenhos, parodias, flash mobile, entre outras e apresentarem em suas respectivas escolas. Como culminância, os estudantes apresentam suas produções no Festival Cuidar, onde concorrem a troféus e prêmios. Para isso, passam por uma prévia seleção (por meio do envio de vídeos da ação) de uma banca avaliadora, compostas por profissionais do HA, da Diretoria de Ensino – Região de Barretos e da Secretaria Municipal de Educação de Barretos.