Grupos de Pesquisas

Cuidados Paliativos e Qualidade de Vida

O Grupo de Pesquisas em Cuidados Paliativos e Qualidade de Vida, cadastrado e certificado pelo CNPq, coordenado pelos pesquisadores Dra Bianca Paiva e Dr Carlos Paiva, iniciou em 2011 as atividades de ensino e pesquisa no Hospital de Câncer de Barretos. O trabalho do grupo, na instituição, tem contribuído para o desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade com impacto nacional e internacional.

O objetivo geral do grupo de pesquisa é aplicar os seus resultados na prática clínica oncológica, concentrando-se em oito linhas de pesquisa, sendo: Desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação em saúde; Prognóstico de pacientes com câncer avançado; Qualidade de morte e morrer em oncologia; Fatores associados ao encaminhamento de pacientes aos Cuidados Paliativos; Revisão Sistemática e bibliométrica da Literatura em Cuidados Paliativos Oncológico e Qualidade de Vida; Qualidade de Vida de profissionais da área da saúde; Qualidade de Vida em oncologia e fatores associados; Espiritualidade e Religiosidade e suas implicações na área da saúde; Terapias alternativas e/ou complementares e a influência na Qualidade de Vida.

Um dos pontos fortes do grupo é a formação de recursos humanos, nas modalidades de iniciação científica, mestrado e doutorado, com grande parte das pesquisas sendo realizadas com incentivo de agências de fomento, e parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais. Em relação à divulgação das pesquisas, o grupo é ativo na publicação de artigos científicos em revistas de alto impacto nacional e principalmente internacional em seu campo de pesquisa. Tem realizado fóruns e encontros científicos, com foco nos temas das linhas de pesquisas, sendo que já foram realizados seis simpósios internacionais desde o início das atividades do grupo.

Membros de Equipe

http://lattes.cnpq.br/5787841283774861 talitavalentino@gmail.com

Publicações Relevantes

2020

Missed opportunities of integration of palliative care: frequency, causes and profile of missed visits in an Oncologic Palliative Care Outpatient Unit

PAIVA, CARLOS EDUARDO ; DE LOURDES GONÇALVES DE FREITAS SERIACO, FABÍOLA ; SALETE DE ANGELIS NASCIMENTO, MARIA ; ZAGO, FELIPE COUTINHO ; COSTA, EVERALDO DONIZETE ; CIORLIA,
JULIANA BERLADO ; PAIVA, BIANCA SAKAMOTO RIBEIRO . Missed opportunities of integration of palliative
care: frequency, causes and profile of missed visits in an Oncologic Palliative Care Outpatient Unit. JOURNAL OF PAIN AND SYMPTOM MANAGEMENT, v. 1, p. 1-11, 2020.

2020

PAIVA, CARLOS EDUARDO ; PAIVA, BIANCA SAKAMOTO RIBEIRO ; MENEZES, DANIELE ; ZANINI, LUCAS ESTEVÃO ; CIORLIA, JULIANA BERALDO ; MIWA, MICHELLE UCHIDA ; HUI, DAVID . Development of a screening tool to improve the referral of patients with breast and gynecological cancer to outpatient palliative care. GYNECOLOGIC ONCOLOGY, v. 2, p. 1-5, 2020.

2020

HUI, DAVID ; ROSS, JEREMY ; PARK, MINJEONG ; DEV, RONY ; VIDAL, MARIEBERTA ; LIU, DIANE ; PAIVA, CARLOS EDUARDO ; BRUERA, EDUARDO . Predicting survival in patients with advanced cancer in the last weeks of life: How accurate are prognostic models compared to clinicians’ estimates?. PALLIATIVE MEDICINE, v. 34, p. 126-133, 2020.

2019

DE OLIVEIRA VALENTINO, TALITA CAROLINE ; PAIVA, CARLOS EDUARDO ; HUI, DAVID ; DE OLIVEIRA, MARCO ANTONIO ; PAIVA, BIANCA SAKAMOTO RIBEIRO . Impact of palliative care on quality of end-of-life care among Brazilian patients with advanced cancers. JOURNAL OF PAIN AND SYMPTOM MANAGEMEN, v. 2, p. 1-14, 2019.

2018

BONI, ROBSON APARECIDO DOS SANTOS ; PAIVA, CARLOS EDUARDO ; DE OLIVEIRA, MARCO ANTONIO ; LUCCHETTI, GIANCARLO ; FREGNANI, JOSÉ HUMBERTO TAVARES GUERREIRO ; PAIVA, BIANCA SAKAMOTO RIBEIRO . Burnout among medical students during the first years of undergraduate school: Prevalence and associated factors. PLoS One, v. 13, p. e0191746, 2018.

2018

DE OLIVEIRA VALENTINO, TALITA CAROLINE ; PAIVA, BIANCA SAKAMOTO RIBEIRO ; DE OLIVEIRA, MARCO ANTONIO ; HUI, DAVID ; PAIVA, CARLOS EDUARDO . Factors associated with palliative care referral among patients with advanced cancers: a retrospective analysis of a large Brazilian cohort. SUPPORTIVE CARE IN CANCER, v. 2, p. 1-9, 2018.

2015

PAIVA, CARLOS EDUARDO ; MANFREDINI, LUCIANA LOPES ; PAIVA, BIANCA SAKAMOTO RIBEIRO ; HUI, DAVID ; BRUERA, EDUARDO . The Brazilian Version of the Edmonton Symptom Assessment System (ESAS) Is a Feasible, Valid and Reliable Instrument for the Measurement of Symptoms in Advanced Cancer Patients. Plos One, v. 10, p. e0132073-13, 2015.

2014

PAIVA, BSR; CARVALHO, A L. ; KOLCABA, K. ; PAIVA, CE. . Validation of the Holistic Comfort Questionnaire- caregiver in Portuguese-Brazil in a cohort of informal caregivers of palliative care cancer patients. SUPPORTIVE CARE IN CANCER, p. 1-9, 2014.

2014

RUGNO, FERNANDA CAPELLA ; PAIVA, BIANCA SAKAMOTO RIBEIRO ; PAIVA, CARLOS EDUARDO . Early integration of palliative care facilitates the discontinuation of anticancer treatment in women with advanced breast or gynecologic cancers. GYNECOLOGIC ONCOLOGY (Print), v. 2, p. 1-10, 2014.

2011

PAIVA, CARLOS EDUARDO ; PAIVA, BIANCA SAKAMOTO RIBEIRO . Searching for a Simple Assessment Tool Capable of Estimating Quality of Life in Palliative Care Clinical Practice: Is a Feeling of Well-Being a Good Candidate Tool as a Single Item?. J PALLIAT MED, v. 14, p. 1281-1282, 2011.

Projetos de Pesquisas

Nome do Projeto: Avaliação da influência da pandemia de COVID-19 na qualidade de vida, burnout e saúde mental de médicos e de profissionais da enfermagem

Agência de Fomento: Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP

Vigência: 01/09/2020 - 31/08/2021